domingo, 23 de setembro de 2012

jovens consumistas

Jovens considerados consumistas contam o que não deixam de comprar, quanto isso reflete em seus orçamentos e as loucuras que já cometeram para adquirir um novo objeto de desejo.
Passar em frente às vitrines dos shoppings centers e não gastar nem um centavo é uma tarefa difícil para a maior parte dos mortais, especialmente para as mulheres. Mais cobradas pela sociedade nos quesitos beleza, vaidade e feminilidade, elas, sem dúvida, gastam mais do que homens com roupas e sapatos, entre inúmeros outros artigos. Para muitas delas, porém, isso não é sinal de maior irresponsabilidade nas relações com o dinheiro, mas, sim, que ainda há uma cobrança, velada, sobre o cuidado com sua aparência, exigindo delas um gasto maior para estar dentro dos padrões.
É justamente a esta cobrança que a universitária Fabiana Barreto, 26 anos, credita as altas cifras que seu cartão de crédito alcança ao final de cada mês. A estudante, que cursa o último ano da graduação em Secretariado Executivo Bilíngue na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e já atua em sua área, constuma gastar por mês, em média, 20% de seu salário com roupas e sapatos. "Sei que gasto bastante, mas no escritório todos vestem traje social, que já são mais caros. Além disso, é evidente que a aparência influencia no ambiente de trabalho e, no meio de pessoas arrumadas, ninguém quer estar maltrapilho", brinca.

Já a estudante do 2º ano de Administração do FSA (Centro Universitário Fundação Santo André) Mariana Xavier de Paula, de 19 anos, não é tão comedida quanto Fabiana. Ela gasta mais de dois terços do salário com compras, dos mais diversos tipos, desde CDs, bolsas até cosméticos, maquiagem e livros. "Às vezes, dependendo do que eu compro, eu falo: `nossa, eu não estava precisando disso´. Claro que depois, porque na hora sempre precisa...", conta. Chutando por cima, a estudante diz que compra cerca de sete produtos novos mensalmente. E não faz distinção, compra tanto em shoppings quanto nos centros populares.
Mariana tem dois cartões de crédito e mais de dez cartões de lojas diferentes. Cheques ela usa com mais cautela. A estudante ressalta a facilidade dos cartões das lojas. "Eles dividem em muitas parcelas. Aí eu penso, agora que eu já paguei isso, vejo o que vou comprar no futuro", destaca. Até hoje, ela ressalta que nunca se meteu em encrenca por gastar demais, porque geralmente compra sabendo que pode pagar. Por exemplo, algumas semanas atrás comprou uma bolsa nova: "Vejo algumas coisas que ficam muito boas em mim. Sabe quando você fala: `nossa, é minha cara isso mesmo´?! É uma coisa necessária na sua vida. Eu não ia comprar essa bolsa, eu costumo ressaltar isso, nem sabia se o cartão ia passar porque nem tinha pago a fatura. Quando percebi, a bolsa já estava na minha sacola. Depois eu fiquei pensando: `não acredito que eu fiz isso´. Adorei, gostei muito, fiquei feliz", relembra Mariana.
O consumo deles.


E quem pensa que os homens não gastam dinheiro cuidando da aparência está muito enganado. Apesar das pesquisas mostrarem que homens "investem" boa parte de sua renda em CDds, DVDs ou aparelhos eletrônicos, é comum encontrar rapazes que gastam cada vez mais com roupas e acessórios para incrementar o visual. Além disso, ao contrário da maioria das mulheres, eles valorizam e, muito, as etiquetas famosas que mantêm no armário.
Paulo Henrique Braz da Silva, 25 anos, é um exemplo de como a vaidade masculina vem crescendo. O jovem, que faz pós-graduação em Odontologia na USP (Universidade de São Paulo), costuma gastar até 30% do que ganha com roupas. Tudo do mais moderno e descolado e, muitas vezes, de marcas famosas. "Não me considero consumista, porque não gasto este valor todo mês, mas, em média, a cada três meses", pondera. Ele destaca, porém, que já ficou várias vezes com sua conta no vermelho, usou o limite e o cheque especial para bancar os excessos. Mas o ponto fraco do jovem não acaba por aí. Outras armadilhas para seu bolso são as variadas opções de entretenimento que a cidade de São Paulo oferece. 








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